Exú, Exu, Eshu, Eshou -

Vodum bzw. orixá bei den Nago, der Legba entspricht; wird als Götterbote, Teufel, Totenbegleiter und Wächter der Kreuzwege verstanden; seine Statuen sind durch groß Phalli gekennzeichnet; vgl. auch Zomadonu; in Miami existiert ein Pendant (vgl. u.a. Xango 26f.; Xango 83, 104, 114, Petersilie 387, vgl. Mina 79, Mina 174, Explosion 72, 341, 535f.); zu ihm gehört der Hahn (Augel 12); "Im traditionellen Candomblé keine Gottheit, sondern Botschafter der Gottheiten und Ver­mittler zwischen ihnen und den Menschen. Übt wichtige und wider­sprüchliche Funktionen aus: vermittelt Botschaften, öffnet die Wege für ein gutes Einvernehmen zwischen Menschen und Überirdi­schen, schützt und bestraft. Er wird geachtet und gefürchtet. In der Um­banda wird Exu immer stärker mit der christlichen Vorstellung vom Teufel gleichge­setzt." (Augel II 16); "Gott der Wege, Wächter der Häuser, Städte und Menschen" (Lühning 13); gewitzte[r] und für al­lerlei Strei­che auf­gelegte[r] Mitt­ler zwischen den Menschen und den Orixás" (Buettner 10); "Esu Eleg­bara des Yoruba, Legba des Fon a des aspects multiples et contradictoires qui en rendent malaisé und présentation et une définition cohérente. / Donnons rapidement ses principales caractéristi­ques. / Esu est le messager des autres Orisa, rien ne peut ètre fait sans lui. / Il est le gardien des templies, des maisons et des villes. / Il est la colère des Orisa et des personnes. / Il a un caractère suspectible, violent, irascible [?], rusé, grossier, vaniteux, indécent. / Les pre­miers missionaires ef­faouchés par un tel ensemble l'ont assimilé au Diable et en ont fait le symbole de tout ce qui est méchanceté, per­versité, abjection, haine en opposition avec la bonté, la pureté, l'elévation et l'amour de Dieu." (Verger 1951 109); "Eshou: Messager divin et esprit protecteur." (Bastide 1969 565); "Exu - intermediário entre os homens e os deuses." (Bastide 1978 286); "oyo »nation«": "Eshu (Lega Elebara) [--|] St. Peter (Eshu the elder) / [--|] St. Anthony (Eshu the younger)" (Herskovits III 207); in Porto Alegre: "As in Africa itself, Eshu, Elebara, or Leba, the divine trickster, is held by writers on the subject to be correlated with the Cristian Devil, and northern Afro-Brazilians, like Africans, give this identification unless the matter is probed further." (Herskovits III 208); "Guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, o orixá Exu dos irorubá-nagó (Nigéria/Benin), o vodum Legbá dos evê-fon (Benin/Togo), serve também de intermediário entre os homens e os deuses. Por essa razão é que nada se faz sem ele e sem que primeiramente lhe sejam feitas oferendas, para neutralizar suas tendências a provocar mal entendidos entre os seres humanos e esm suas relações com os dueses entre si. A ele são oferecidos bodes e galos, de preferência pretos, e pratos cozidos em azeite-de-dendê. // De caráter irascível, é astucioso, grosseiro, vaidoso, erótico, a tal ponto que os missionários cristãos, assustados com essas característicias compararam-no com o Diabo. Como personalidade ambivalente, Exu/Legbá possui seu lado bom e, se tratado com consideração, reage favoravelmente mostrando-se seviçal e prestativo. // O lugar consagrada a Exu entre os iorubá-nagô é constituído de um pedaço de pedra porosa ou por um montículo de terra modelado na forma humana, com olhos, nariz e boca assinalados com búzios. O vodum Legbá evê-fon é representado por um montículo de terra , em forma de homem acocorado, com um enorme falo de madeira. // No Brasil, Exu/Legbá (Mavambo, Bombojira, Cariapemba nos candomblés congo-angola) é familiarmente chamado de Compadre, o Homem da Rua ou das Encruzilhadas, onde suas oferendas são colocadas. Nom terreiros, o seu lugar consagrado fica ao ar livre ou dentro de uma pequena choupana isolada denominada "a casa de Exu" ou atrás da porta de entrada do barracão. Simbolizado por um tridente de ferro ou por uma estátua de ferro brandindo um tridente, segunda-feira é o dia da semana que lhe é dedicado. Suas contas são pretas e vermelhas." (Museu Afro-Brasileiro); als seine Attribute werden im Museu Afro-Brasileiro in Salvador / Bahia gezeigt Dreizack, Speer und Eisenphalli, darunter "Bastões de Exu", Phalli, auf denen die Figur einer nackten Frau liegt.

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